Fei Hok Phai

O Estilo FEI HOK PHAI


O significado do Estilo Fei Hok Phai pode ser traduzido como Estilo da Garça Voando, sua origem provem dos monges que escaparam do Templo de Shaolin. Os mais importantes para o estilo Fei Hok Phai são: hung fei kun e fong si yiu. Foi por intermédio deles que surgiu os estilos da garça e tigre: hok phai (garça) e hung ka (tigre).

Hung ka é um dos principais estilos da escola Wai Chia, também conhecida como hung gar ou hung kuen, kung fut, ou kung chia phai. Originalmente é um estilo do sul da China, devido a sua grande fama expandiu-se por toda a China. Hung ka junto aos estilos choy lee fut e wing chun, forma o trio mais sistemático e perfeito de todos os estilos chineses, é um estilo de linha direta ao Shao Lin, que conserva, com o passar do tempo, a pureza de suas técnicas.

São elas: kung-ka, choy-ka, lee-ka, mo-ka e lao-ka, as quais formam a base do estilo Fei Hok Phai.

Estas cinco técnicas foram aprendidas por Mestre Lope Chiu Ping Lok, criador do estilo Fei Hok Phai, transformando-se num dos grandes expoentes desta nobre arte que é o kung fu. desta forma, vamos encontrar no estilo Fei Hok Phai uma mistura da escola interna Nei Chia e da escola externa Wai Chia.

O estilo Fei Hok Phai de kung-fu wushu, estilo da garça voando, é caracterizado, dentro da linha Shaolin do sul, pelos movimentos da garça, que são ágeis, harmoniosos e perigosos. Dentro desse estilo, também são realizados movimentos do dragão, serpente, tigre, leopardo, leão, elefante, macaco, cavalo e raposa.

Um dos katis (técnicas) mais significativos dos 28 encontrados no estilo Fei Hok Phai é o Pao Hok Chuan, movimento da garça e leopardo, que tem origem no hung tao choi mei gar. este kati é composto por técnicas de leopardo, caracterizadas pelo desenvolvimento de velocidade, pela grande destreza dos movimentos e por técnicas da garça, que são caracterizadas por movimentos realizados com leveza, agilidade e harmonia.
Nas técnicas encontradas neste estilo, também estão presentes várias armas típicas, tais como: bastões,facões,espadas, punhais, bastões articulados em três, flauta, lança de 1 ponta, lança de 2 pontas, lança de meia-lua, bastão com facão de nove argolas, bastão longo, corrente, entre outros. O estilo Fei Hok Phai chegou a Sorocaba em 1985 pelo Shiren Celso Antonio da Silva, que praticava e ensinava outro estilo de Kung Fu antes de aprender Fei Hok Phai com o mestre Chiu Ping Lok. Shiren pode ser traduzido do chinês como “Irmão mais velho” ou “Professor”.
A academia do Shiren Celso situava-se na rua Barão do Rio Branco, 116 no Centro de Sorocaba, onde ficou mais 11 anos. No inicio a academia chamava-se Academia Técnica e tinha o Tigre como símbolo. Shiren Celso formou vários Faixas Pretas, entre eles o atual responsável pelo estilo Fei Hok Phai em Sorocaba, o Shiren Aparecido dos Santos Luiz. Shiren Aparecido começou no Kung Fu em 1981 praticando o estilo Louva-a-Deus por 3 anos. Quando Shiren Celso abriu a Academia Técnica, em 1985, Shiren Aparecido resolveu mudar de estilo e praticar Fei Hok Phai. Shiren Aparecido formou-se Faixa Preta em 1990 e junto com outros professores lecionava na academia do Shiren Celso, tornou-e responsável pela academia e lecionou na Academia Siau Shi até fevereiro de 2004.

O Estilo Fei Hok Phai é rico em movimentos, tornando um dos mais completos entre os estilos, já que o estilo exige os extremos entre força do tigre, velocidade do leopardo, leveza da garça, agilidade do macaco, flexibilidade da serpente e o poder do dragão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário