quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

KUNG FU - Seu significado vai muito além


O termo Kung Fu vai muito além de trabalho duro, vai ao encontro de nosso interior

#PRATIQUE Kung Fu


Segundo o dialeto Cantonês, uma coloquial designação para Arte Marcial é KUNG FU, termo que a partir da década de 70 tornou-se mundialmente conhecido.
Mas o significado de KUNG FU é muito mais antigo. O ideograma "Kung" pode ser traduzido como "consumação ou realização de uma façanha em certos campos de atividade".
O carácter "Kung", segundo interpretações tradicionais, tem origem no esquadro do carpinteiro. Descobriu-se que certas peças, que existiam antes do período Shang, podem ter sido excelentes protótipos para o ideograma "Kung".
Já como substantivo, o carácter "Kung" pode ser traduzido como trabalho, já como adjetivo pode significar habilidoso.
Uma pessoa que transmite seus conhecimentos de Arte Marcial para outros, tornando-se eficiente nessa missão, alcançou um grau de "Kung". Se esta pessoa alcançar um nível ainda mais elevado, adquirindo uma reputação de excelência tanto na sua arte como para si, então seu grau será de "Kung Go", que significa "Alto Grau de Kung".

O ideograma "FU" literalmente significa "Homem maduro ou marido", pois esse sinal advém da figura de um homem com uma presilha para prender os seus longos cabelos. Segundo as tradições chinesas, nós no cabelo e presilhas indicavam maturidade, elevada posição social ou um artista marcial com caráter heroico.

Unidos, "Kung" e "Fu", representam uma pessoa com "Mo Tak", ou seja, princípios morais altamente elevados, combinados com habilidades em artes marciais. Esta pessoa usa arte para auxiliar os necessitados de maneira cavalheiresca e humilde em todas as necessidades da vida.
O termo "Kung Fu" também se traduz como "tempo e esforço desprendido em uma atividade", ou também, "grau de perfeição alcançado em qualquer área de atuação", ou mesmo, "conhecimento profundo de um assunto".

Poucas são as civilizações do mundo que deram tanto valor à sua Arte Marcial como o povo chinês, relacionando esta arte com conhecimentos filosóficos, místicos e medicinais de sua cultura. Estes conhecimentos estão no mundo a mais de 5 mil anos, basta nós conciliarmos às nossas vidas.

"Conhecimento dá poder, mas só o caráter garante respeito. A confiança nasce do conhecimento." Bruce Lee

Nenhum comentário:

Postar um comentário